31 de jan. de 2011

Papietagem


Máscara por Papietagem

Papietagem é uma técnica de artesanato bastante simples e que tem diversas utilidades diferentes, podendo ainda ser utilizada de forma associada com outras técnicas. A papietagem consiste na criação de peças, tendo como base um molde e usando como principal matéria prima papel e cola. É uma técnica simples e muito interessante, neste artigo vamos aprender mais sobre ela e também vamos dar a receita de um prato feito com base em uma forma de pizza e que fica perfeito para colocar sobre a mesa com frutas. Acompanhe-nos e mãos a massa.
Papietagem e papel machê
A técnica da papietagem é derivada da técnica do papel machê, tão popular e que muitos de nós aprendemos ainda na escola. Contudo enquanto a técnica do papel machê consiste em fazer peças a partir de uma massa liquidificada usando papel, cola e gesso, a papietagem é bem mais simples e utiliza apenas técnicas de colagem.
Material necessário para a papietagem
Os materiais necessários para a papietagem são basicamente papel e cola, além da base para a produção da peça. Os papéis que podem ser jornal ou outro mais grosso dependendo do uso que se vá dar a peça. Os papéis devem ser picados a mão e não cortados com tesoura, pois o papel rasgado permite mais facilmente que suas fibras se unam. A cola deve ser a cola para papel de rótulo azul ou ainda uma receita que pode ser feita em casa e que é encontrada facilmente em sites de artesanato.
Como fazer papietagem
Primeiramente é preciso definir uma base para a papietagem, ou seja, uma peça que vai servir de molde para a peça de papietagem. Nesse artigo nós vamos usar uma bandeja de pizza para fazermos um prato. A técnica é simples e consiste em revestirmos um lado da base com o papel escolhido e irmos colando sucessivas camadas de papel. O numero de camadas e a grossura do papel utilizado deve ser de acordo com o uso que a peça vai ter. Para o prato pode ser feito com jornal. Depois de coladas muitas camadas de papel, se deixa secar a peça em local seco e ventilado. Somente depois de bem seco a peça vai ficar realmente firme. Então é hora de retirar a peça da base e cortar as rebarbas se existirem.
Revestimento e finalização da peça
Somente depois da peça bem seca é que se pode pensar no revestimento, que pode ser feito utilizando qualquer das técnicas que se conhece, desde o revestimento simples com papel ou tecido, até técnicas de decoupage ou outras que se domine. Após então é feito o arremate da peça com uma ou duas camadas e verniz apropriado para a técnica de revestimento utilizada.
A papietagem era muito utilizada para a construção de mascaras, e ainda hoje é uma possibilidade fácil e pratica de criar muitos objetos de decoração e também outros objetos úteis, reaproveitando material que não mais é utilizado.



Crédito-> http://artesanato.culturamix.com/materiais/novidades/papietagem