Aqui se encontra a coletânea de tudo que aprecio em tudo que vejo e leio. Grandes e pequenas idéias para todos os tipos de trabalhos artesanais... Todos estão devidamente creditados aos blogs e sites onde os encontrei.
30 de nov. de 2009
16 de nov. de 2009
Flor de fuxico cheia
Você precisará de 2 moldes redondos. Um medindo cerca de 10cm de diâmetro, para as pétalas da flor e outro medindo 7,5cm para o miolo
Recorte no tecido 5 peças do molde das pétalas e 2 peças do molde do miolo.
Faça o fuxico e antes de fechá-lo, encha-o de plumante de modo que fique bem cheinho. Feche com alguns pontos para que não solte ou afrouxe.
Faça o fuxico e antes de fechá-lo, encha-o de plumante de modo que fique bem cheinho. Feche com alguns pontos para que não solte ou afrouxe.
Após fechado, deverá ficar assim:
12 de nov. de 2009
Abobora em tecido
11 de nov. de 2009
Fantasminha camarada
Você precisará de quadrados de tecidos brancos
Bolinhas pequenas que podem ser de isopor
Tesoura para picotar
Linha para dar formato e arrematar
Caneta para desenhar a carinha
Papel machê
Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos. A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, se guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.
Histórico
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras doCarnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.
Receita da massa
- Meio balde de papel picado;
- Água;
- Bacia e balde;
- Peneira ou escorredor;
- Liquidificador ou pilão;
- 200 g de cola branca;
- 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
- 1 colher de sopa de gesso comum;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 tampa de vinagre.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.
A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau.
10 de nov. de 2009
Snowflake (estrela em 3d)
Você pode recortar o papel A4 ou cartolina... ou ainda comprar papel color plus
Assinar:
Postagens (Atom)