4 de mar de 2012

Mandala de origami

Móbile de mandala feita em artesanato de origami
As pessoas estão sempre me perguntando sobre dicas de lembrancinhas para festa. Escolhi ensinar à vocês, como fazer um móbile usando a mandala de origami, que é super fácil e se transforma num belo presente. Confiram e aprendam a fazer esse artesanato com papel.
Esse modelo de mandala de origami é composto por 14 módulos dobrados separadamente. Vamos começar aprendendo como dobrar cada módulo. Lembrem de vincar bem as dobras que são a base de seu trabalho.
Comece com um quadrado de papelComece com um quadrado de papel. Eu usei um quadrado com 8cm de lado. Isso depende do tamanho que você deseja para a sua mandala. A nossa mandala terá no final um diâmetro de 15cm.
Dobre as diagonais do quadrado, um lado e depois o outro. Abra o quadrado.Dobre as diagonais do quadrado
Dobre cada uma das pontas em direção ao centro do quadradoDobre cada uma das pontas do quadrado em direção ao centro do quadrado, exatamente como estou fazendo na imagem. Vinque a dobra.
O seu quadrado ficará assim. Deixe ele na mesma posição da imagem.O seu quadrado ficará assim
Dobre a lateral superior até a linha centralDobre a lateral superior e alinhe com a linha central como na imagem. Repita do outro lado.
A dobradura ficará assim. A dobradura ficará assim
Dobre a ponta de baixo para trásDobre a ponta de baixo para trás. 
O lado de trás terá essa aparência. Agora essa será a frente do seu trabalho.O lado de trás terá essa aparência
Junte as duas pontas de baixo dobrando bem na linha centralJunte as duas pontas de baixo dobrando bem na linha central. Vinque bem essa linha.
Esse é o formato final do módulo. Agora você precisa repetir as etapas até aqui e produzir no total 14 módulos iguais a esse.Esse é o formato final do módulo
Observe que a frente do módulo possui duas aberturasObserve que a frente do módulo possui duas aberturas, uma para cada lado. A montagem da mandala consiste em encaixar em cada abertura dessa as pontas de outro módulo.
Reforçando: encaixe as pontas do segundo módulo nas aberturas do primeiro e empurre até onde der com uma leve inclinação.Encaixe as pontas do segundo módulo nas aberturas do primeiro
Observe a posição e como o encaixe fica firmeObserve a posição e como o encaixe fica firme.
Observe que os módulos se tocam na dobra superior. É até esse o ponto em que se deve empurrar um módulo dentro do outro. Continue encaixando e criando o desenho de uma mandala.Observe que os módulos se tocam na dobra superior
No final encaixe o último módulo no primeiroNo final encaixe o último módulo no primeiro e acerte a mandala para que no centro tenhamos um círculo perfeito. Não é necessário usar cola, mas se desejarem podem aplicar pequenas gotas de cola dentro das dobras a cada dois módulos.
Aqui está sua mandala pronta. Com ela você já pode inventar muitos usos, inclusive fazer uma guirlanda em tamanho maior. Fica lindíssimo.Aqui está sua mandala pronta
Aqui nesse ponto é tudo uma questão de gosto e de objetivo. Se você vai fazer para vender ou presentear, capriche bastante nas escolhas das contas e cristais, não economize. Se você pretende oferecer como lembrancinha de festas, é possível deixar seu móbile bem mais simples. A escolha fica sob seu critério.
Faça um nó de fio de nylon numa argola plásticaSepare uma argola plástica e faça nela um nó bem firme com fio de nylon.
Uns 15 cm abaixo monte um conjunto de contas. Eu optei por usar duas contas de fimo verde e entre elas uma conta acrílica num tom de verde mais amarelado. No final segure esse conjunto com dois ou três nós em sua linha de nylon.Monte um jogo de contas e segure com um nó no final
Passe o fio de nylon pelo centro da mandalaUns 10 cm depois começará a sua mandala. Para encaixa-la na linha de nylon use uma agulha de tapeçaria e cruze para o outro lado. Do outro lado você também fará um nó bem reforçado, para segurar a mandala no lugar. Mais 10cm e coloque outro jogo de contas, iguais ao primeiro jogo. Depois arremate com um pingente e corte a sobra da linha de nylon.
Vamos dar um toque de brilho na mandala usando espelhos decorativos. Esses pequenos espelhos encontramos em lojas de bijuterias e artesanato em formato de tiras. Já vem em pedacinhos pequenos que cortamos e usamos conforme nosso gosto. Eu separei 8 pedacinhos, 4 para a frente e 4 para o verso.Vamos dar um toque na mandala usando espelhos decorativos
Fixe os espelho no fio de nylon usando cola de contatoFixe os espelhos no fio de nylon usando cola de contato ou cola universal para artesanato.  Cuide pra posicionar exatamente no centro da mandala.
Vejam como ficou a mandala e o móbile prontos. Simples, mas muito gracioso.Vejam como ficou a mandala e o móbile prontos
Crédito->  http://www.viladoartesao.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário